
Na aula de hoje vimos como se desencadeia todo o processo de nascimento, desde as primeiras contracções, aos primeiros cuidados prestados ao bebé logo após o nascimento.
Percebi como era importante mantermos a calma e a tranquilidade desde que os primeiros sinais de parto se fazem notar e a Enf. Dina reforçou isso vezes sem conta. Eu percebi tudinho, só não sei como conseguirei manter a calma! Segundo ela não devemos ir a correr para o hospital logo à primeira contracção, devemos saber interpretar os sinais do nosso corpo e para isso a tal serenidade é fundamental. Temos que analisar em que intervalos de tempo surgem as contracções, se não há perdas de sangue e mesmo que haja perda de líquido isso não é motivo para nos apressarmos para a maternidade. Podemos fazer as coisas com calma, arrumar o que vamos levar, tomar um banho e depois sim, arrancar quando acharmos conveniente.
Confesso que isto me assusta um pouco porque vou ter medo que algo corra mal mas também não quero ir para o hospital passar horas a fio a espera da dilatação. Acho que o meu ambiente pode ser melhor para mim e a Enf. Dina também o acha. No hospital somos geralmente "obrigadas" a permanecer deitadas enquanto a dilatação se desencadeia, enquanto em casa podemos gerir a dor e o desconforto de outra forma, caminhando ou tentando encontrar uma posição que nos seja mais favorável. Bom, a teoria de tudo isto é fenomenal e ela até faz parecer que tudo será lindo e maravilhoso mas eu tenho cá os meus receios!
Epidural, vários tipos de parto, episiotomia, falamos de tudo e até vimos alguns filmes interessantes. No entanto, ainda não consigo dizer que me sinto plenamente confiante e tranquila. O marido acha piada, ele diz que agora já não há como voltar atrás (como se eu quisesse!). Mas a verdade é que vejo o momento cada vez mais próximo e surge aquele frio miúdo na barriga. Quero muito conhecer o meu menino e ele tem que nascer, por isso acho que vou acabar por me "preparar" sozinha sem dar conta e quando o momento chegar eu vou tê-lo nos meus braços sem dar conta :)
2 comentários:
Acho essas aulas extremamente importantes e ter o apoio das enfermeiras é muito válido pois elas nos tranquilizam...
é pena eu não ter podido participar :( gostava imenso!
Tenho achado uma ajuda preciosa porque isto de ser mãe de primeira viagem é so duvidas. A Enf, ajuda imenso e esclarece muita coisa o que faz com que me sinta um pouco mais tranquila. Pena mesmo que nao possas ter amiga, mas olha, certamente que tudo correrá bem de igual modo :)
Enviar um comentário